segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

PERGUNTAS E RESPOSTAS


QUAL A DIFERENÇA ENTRE LOGOTIPO E LOGOMARCA?

Uma das perguntas mais recorrentes nos cursos de Marketing e Comunicação Social é a referente às diversas nomenclaturas do logo ou marca de uma empresa. Diversas disciplinas discorrem sobre o assunto: Desde a semiótica até modelos de gestão. Cada qual apresenta a sua defesa e seus argumentos para determinar o que é um logo. Mas, independente das diferentes definições que são dadas ao logo, a verdadeira pergunta que fica é: “Logo” é a abreviação de “Logotipo” ou de “Logomarca”? O que é um símbolo? Marca? E, em qualquer dos casos, qual a real diferença entre um e outro?

LOGOTIPO é a representação mais aceita pelo mercado publicitário, por ser a mais antiga. Muitos consideram a logomarca como um neologismo, ou uma palavra inventada para representar uma nova forma de logotipo.

Esta corrente defende que o logotipo é a marca da empresa escrita em uma determinada forma. Utiliza-se uma família de tipos ou de fontes específica que caracterizem a empresa.

O Logotipo é portanto, uma forma em que pode ser lido o nome da empresa. A Sony, A Google, A JVC e a Petrobrás são exemplos de empresas que utilizam logotipos. Veja as imagens abaixo:

Exemplos de Logotipos:


Note nos logotipos acima que todos eles são formados com letras em tipologias diferentes, o que faz com que sejam associados às suas empresas imediatamente.

Quanto aos desenhos avulsos, utilizados na identificação das empresas, como o globo estilizado da Rede Globo e a maçã da Apple, são chamados pelo mercado de SÍMBOLOS ou MARCAS. Podem ser desenhos geométricos, sinais, representações, animais ou qualquer outro, desde que não utilizem o nome da empresa por extenso.

Por serem símbolos, são convencionados. Ou seja, Um pessoa que nunca tenha visto o desenho do Panda associado à ONG WWF, nunca saberá que o símbolo se refere à instituição. Da mesma forma, alguém que veja uma concha amarela e nunca tenha conhecido a Shell, não associará o símbolo à organização.

Alguns símbolos podem ser associados pelo significado. Assim a maçã pode remeter à empresa, já que em inglês, tanto o símbolo como o nome da empresa se referem à expressão "Apple". Da mesma forma a concha amarela, que em inglês se chama Shell.
Mas nunca haverá a certeza a respeito de qual símbolo se refira a qual marca a não ser que alguém em algum momento tenha nos mostrado o símbolo associado à empresa.

Exemplos de Símbolos ou Marcas:


LOGOMARCA seria o desenho de um símbolo que representasse a empresa, associado ao nome. mas que não obrigatoriamente utilizasse tipos (ou letras). A maçã da Apple, associada ao nome da empresa seria uma logomarca e "Google" escrito em letras seria um logotipo. Veja exemplo de logomarcas na tabela abaixo:

Exemplos de Logomarcas:


Assim, para acabar com a discussão, neologistas afirmam que se o nome da empresa é formado por letras se trata de um logotipo (um logo formado por tipos) e se houver desenhos ou estilização, será uma logomarca (logo formado por marca).

Portanto, por via das dúvidas as pessoas costumam se referir a qualquer um dos casos com a expressão “logo” já que a diferenciação descrita pelos neologistas não é totalmente aceita por correntes mais tradicionais.

Dessa forma, a definição mais bem aceita atualmente é:

  • "LOGOTIPO" é a identificação da empresa feita por letras;
  • "SÍMBOLO" ou "MARCA" é um desenho que identifique a empresa;
  • "LOGOMARCA" é a união do símbolo ou marca com o Logotipo.


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ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE OS PADRÕES DE CORES CMYK E RGB.


Para entender o motivo da mudança na qualidade é preciso conhecer um pouco sobre esses dois padrões de cores.

O RGB (red, green e blue) combina apenas três cores para exibir as imagens: vermelho, verde e azul, cores referentes às siglas em inglês. Trata-se de um sistema adotado no meio digital por scanners, monitores e televisões, por exemplo.

O CMYK é um acrônimo para cyan (ciano), magenta (magenta), yellow (amarelo) e key (que se refere à cor preta). Esse padrão usa quatro pigmentos para dar origem a todas as cores. O ciano é parecido com azul. O magenta é parecido com vermelho. Completam a lista o amarelo e preto. É usado pela maioria das impressoras, já que fisicamente é o sistema que melhor consegue reproduzir via tintas as imagens geradas digitalmente.

Quando se tem a intenção de imprimir uma imagem digital em RGB, portanto, é comum ter de convertê-la para CMYK (a maioria das impressoras faz isso automaticamente). O problema é que, nesse segundo sistema, as imagens apresentam menos brilho, entre outros itens, que no primeiro. Por isso, é comum ter a percepção de que as imagens impressas (CMYK) sempre ficam diferentes das observadas na tela (RGB), em geral mais opacas.


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A DIFERENÇA ENTRE O "DESIGNER GRÁFICO" E O "INFODESIGN".

O Designer Gráfico é uma forma de comunicação visual.

É o processo de dar ordem estrutural e forma à informação visual, trabalhando frequentemente a relação de IMAGEM e TEXTO. Podendo ser aplicada a vários meios de comunicação, sejam eles impressos, digitais, audiovisuais, entre outros.


Design de informação ou Infodesign, é uma área do design gráfico que lida detalhadamente com o projeto da informação visual. Seu objetivo principal é melhorar a forma como o usuário adquire informação em sistemas de comunicação analógicos e digitais.

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente matéria, bem explicativo, parabéns pelo conteúdo!